terça-feira, 9 de junho de 2009

São Bernardo se divide em cotas de poder

São Bernardo se divide em cotas de poder

Publicada em 10 de maio de 2009 pelo DGABC.
Preponderante para a vitória na eleição do ano passado, as alianças partidárias consolidadas pelo prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), trazem, agora, dor de cabeça ao governo petista. O ex-sindicalista alocou os aliados de campanha na estrutura administrativa, mas, meses após conquistar o Paço, não tem surtido resultados positivos na prática.
Muitos são os exemplos de divisão de poder no Executivo são-bernardense, segundo informações de bastidores. Os principais e mais notórios envolvem o ex-prefeito Maurício Soares (PT) e o vice-prefeito Frank Aguiar (PTB), dois expoentes políticos da cidade fundamentais para o sucesso de Marinho no pleito de 2008.
Maurício estaria com a afinidade estremecida junto ao prefeito. Ainda assim, mantém cerca de 30 indicados no alto escalão do governo, moeda proposta em troca do apoio a Marinho na eleição.
Frank também já não teria o mesmo prestígio de outrora junto ao chefe do Executivo. São raras as aparições do forrozeiro, de acordo com fontes do Paço. Antes mesmo de assumir a Prefeitura, Marinho já dava sinais de desgaste na relação com o petebista, pois foi a favor da permanência do ex-deputado federal em Brasília. "Comentário do autor do blog: Quem é Frank Aguiar ?? Só aparece na cidade para fazer shows, aliás a política do PT está baseada nisso, circ parao povo, tem um show atrás do outro."
A lacuna supostamente deixada pelo ex-parlamentar estaria sendo preenchida por outras lideranças, como o deputado estadual Alex Manente (PPS). O popular-socialista é cogitado nos meandros políticos de São Bernardo como preferido de Marinho para compor como vice na possível chapa de reeleição em 2012.A maior coligação partidária formada pelo PT de São Bernardo - reuniu 11 siglas no primeiro turno no pleito - rendeu o triunfo, mas hoje evidencia desgaste e produz efeitos limitados por parte da administração.
Diversas secretarias estão fatiadas, inclusive com agrados para diferentes alas do PT - o governo absorveu boa parte de ex-secretários de Santo André e recebeu indicações de petistas renomados.
A Secretaria de Comunicação é comandada por Edmar Almeida, indicado por Alex Manente. A diretoria da Pasta está nas mãos do próprio PT e a chefia de imprensa com aliados de Maurício Soares.
Na Secretaria de Serviços Urbanos, o responsável José Cloves da Silva é apadrinhado da deputada estadual Ana do Carmo (PT), mas chefias de departamentos são lideradas por indicados de outros partidos.
A Secretaria de Esportes é outro exemplo. A capitania do departamento foi disputada palmo a palmo entre PT e PCdoB. Ambos saíram ganhando. O secretário José Luiz Ferrarezi é das fileiras petistas, porém o adjunto Toninho Tavares é oriundo das bases comunistas. "Cometário do autor do blog: O adjunto ainda mantém com êxito seu mercado no Baeta Neves, está lá todo dia, como pode, ou não trabalha direito no "cargo" ou não trablha direito no mercado, ou o cargo financia o mercado ??? Só esclarcendo Toninho é irmão de Tavares, vice se Alex Manente derrotado nas eleições"
Há situações ainda como a de Giba Marson (PV), secretário Especial de Infraestrutura, que aguarda a criação da Secretaria de Gestão Ambiental para assumi-la. Ramiro Meves (PSC) atua como subprefeito de Rudge Ramos. "Comentário do autor do blog: Esse aí espera a "reforma administrativa" como disse em outro post, a criação de cargos, mas já arrumou uma "teta" pra ir mamando enquanto isso"
A gestão Marinho também loteou espaço para acomodar os aliados de segundo turno, como o PTdoB, e apoiadores que até dezembro estavam na oposição e foram atraídos por benesses, como o DEM.
Adversário da chapa petista na corrida pela Prefeitura no primeiro turno, Evandro de Lima despacha na Secretaria de Relações Internacionais, enquanto o democrata Fausto Landi responde pela subprefeitura de Riacho Grande.
O prefeito Luiz Marinho foi procurado por meio da assessoria para comentar o assunto, mas a reportagem não obteve retorno. "De novo né. é São Bernardo entrando na polítca do "não sei de nada""

2 comentários:

  1. Mesmo assim, o Prefeito Zacarias, ainda deve muuuuuita gente. Não honrou compromissos porque é forasteiro. Logo mais ele dá no pé e sobra essa bosta de forrozeiro pro povo aplaudir!

    ResponderExcluir
  2. o povo quer até show de graça...esta tudo como o povo burro gosta!!!!
    Maria

    ResponderExcluir