segunda-feira, 1 de junho de 2009

Filarmônica de São Bernardo ameaçada de extinção

A Prefeitura de São Bernardo e a Sociedade dos Amigos das Artes, cuja parceria mantinha a Orquestra Filarmônica de São Bernardo há nove anos, não renovaram contrato. Com isso, o destino da formação ainda é uma incógnita. Fontes ouvidas em off pelo Diário antes do fim do contrato já temiam uma possível extinção da Filarmônica. A reportagem pediu entrevista com algum representante da Prefeitura para esclarecer o encaminhamento da orquestra, que emprega aproximadamente 50 músicos, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.
O concerto de amanhã, às 19h, no Cenforpe (Centro de Formação de Professores), coincidentemente, dia do vencimento do contrato, é o último sob o convênio. O regente adjunto Daniel Havens assume a batuta no lugar do titular Carlos Moreno, que oficialmente ainda se divide à frente da filarmônica e da Orquestra Sinfônica de Santo André.
Além da Filarmônica, a Sociedade Amigos das Artes de São Bernardo também cuidava da Banda Sinfônica. De acordo com informações divulgadas pela entidade, a Prefeitura enviou ofício há cerca de 20 dias avisando sobre a não continuidade da parceria, sem grandes explicações a respeito do rompimento.
A Orquestra Filarmônica de São Bernardo apresentou-se pela primeira vez em setembro de 2000. Nesses nove anos, a média anual de concertos girou em torno de 60. Com a entrada de Moreno, no ano passado, a filarmônica tentava trilhar um caminho para conquistar a iniciativa privada para colaborar com a sua manutenção.
O programa da apresentação de amanhã, definido pelo maestro Daniel Havens, prevê composições populares de Weber, Bizet e Tchaikovsky, entre outras peças.

Matéria do dia 30 de maio de 2009, mais uma vez o PT acaba com a cultura, pra que um povo com cultura, se o povo tiver cultura, educação, não vota no PT, então vamos acabar com todas fontes de cultura e educação.
Por falar nisso, poucos sabem, mas a Prefeitura CORTOU as aulas extras, ou seja, os alunos das EMEB's fazem aulas de Ballet, Judô, Capoeira, Tae Kwon Do, e outras atividades, mas o prefeito Luiz Marinho não quer mais a utilização do espaço para tal. Informo que a Prefeitura não paga nada por isso, só cede o espaço, as mães que pagam um valor para pagamento do professor, adquirem as roupas e quimonos, a Prefeitura que só cede o espaço, não cederá mais, por decisão da atual administração.

3 comentários:

  1. Com todo respeito! Esta matéria do Diário foi absolutamente tendenciosa. O contrato foi rompido porque a ONG Amigos das Artes é objeto de investigação pelo MINISTÉRIO PUBLICO, pois seu presidente Sr. Moacir Donadelli é acusado de desviar os recursos repassados pela prefeitura à ONG e os utilizava na sua empresa imobiliária. O Diário está fazendo uma campanha contra o governo do Prefeito Luiz Marinho, fazendo um jornalismo absolutamente anti-democrático, sem ouvir os dois lados da questão. PS.: NÃO SOU PETISTA! APENAS QUERO QUE MINHA CIDADE PROSPERE. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. O lado do PT é com José Sarney e Família, Fernando Collor de Mello...

    Pra bom entendedor!

    ResponderExcluir
  3. AAAAa gente para com isso........ petista ou não petista..olhem a situação precária de nossa cidade..é uma vergonha!!!!!!!!

    Maria

    ResponderExcluir