quinta-feira, 18 de junho de 2009

Luiz Marinho não assina convênio ambiental do Rodoanel

Matéria de 18 de junho de 2009 do DGABC, mostra que São Bernardo tem menos de duas semanas para assinar o contrato de compensação ambiental do Rodoanel Sul para que a devastação provocada pelas obras esteja reparada assim que a rodovia entrar em operação, em fevereiro de 2010.
Dos três municípios por onde passará o anel viário, São Bernardo é o único que não assinou os termos para que a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário), responsável pela obra, inicie o processo. A cidade tem até o dia 30 para firmar o convênio.
Em Santo André e Mauá, a assinatura foi firmada pelos gestores municipais passados, sendo que os atuais incluíram em abril e julho deste ano itens adicionais ao projeto.
Plantio de árvores e criação de parques constam no plano de contrapartidas ambientais para a região, mas as ações só podem começar com o aval das prefeituras.
O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), disse que não concorda com todos os itens do projeto de compensação apresentado pela Dersa e que discute com a companhia outras propostas.
O chefe do Executivo não informou detalhes do que deseja ambientalmente para a cidade, mas defende uma espécie de compensação social integrada ao pacote de intervenções ambientais.
"Eu quero assinar (a compensação ambiental), mas temos de discutir mais. Há bairros sendo isolados pelo Rodoanel, como a Vila Baraldi e Jardim Represa e queremos a construção de uma ponte de ligação na Rodovia Imigrantes", explicou Marinho.
A Dersa informou que estuda a viabilidade da reinvindicação para a construção de saídas e acessos para que a população local não seja prejudicada.
"O Estado deveria desburocratizar esse processo e fazer a compensação de forma automática", defende o ambientalista Nei de Mello, do projeto Observando os Rios, de Santo André.
Compensações - A forma como a compensação ambiental deveria ser feita em São Bernardo foi estabelecida pela administração anterior. As requisições foram a construção de dois postos da Polícia Militar Florestal, no Riacho Grande e no Parque Los Angeles, um hospital veterinário e o estabelecimento de uma unidade de conservação para a cidade batizada de Parque Riacho Grande que ficaria próximo ao parque Estoril.
Agora, a ideia é fazer com que a verba da construção do hospital para animais seja revertida ao hospital universitário existente na cidade cuja finalidade é a mesma.
O Eia-Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental), documento aprovado pelo Ministério Público, estabelece que sejam replantados em São Bernardo 1.000 hectares.
Ao logo do traçado do Rodoanel Sul, que transpassa também a Capital, Embu e Itapecerica da Serra, foram suprimidos 216 hectares ou pouco mais de 360 mil árvores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário