terça-feira, 13 de novembro de 2012

Hospital de Clínicas será aberto em maio (Adiado de novo)

     Em obras desde setembro de 2010, o Hospital de Clínicas de São Bernardo, localizado na Estrada dos Alvarenga, começará a atender a população apenas em maio, apesar da promessa de campanha do prefeito reeleito Luiz Marinho (PT) de que o equipamento estaria funcionando até o fim deste mês. Esta é a quarta vez que o prazo de entrega é adiado pela administração. Marinho, inclusive, prometeu ainda em 2008 concluir a unidade em sua primeira gestão.
Segundo o secretário de Saúde, Arthur Chioro, o que ocasionou o atraso foi a etapa de acabamentos. "Tivemos alguns problemas com os prazos da empreiteira. Dependemos de muito material importado, por isso nossa previsão (de novembro) não poderá ser cumprida."
Colocação de blocos de vidro, pisos, forros, acabamentos estruturais da parte externa e a instalação de tubulação elétrica e hidráulica dos prédios estão entre os serviços que precisam ser finalizados. Hoje, 80% da obra está concluída. Mobiliários e aparelhos foram comprados e os futuros funcionários, selecionados via concurso público.
Em maio, na primeira etapa da inauguração, serão abertos 70 leitos. Depois de três meses, a segunda parte será entregue. A previsão é que todo o complexo entre em funcionamento até o fim de 2013.
A expectativa da Prefeitura é que as obras nos três blocos sejam totalmente concluídas entre março e abril. Depois disso, é necessário pelo menos um mês para a realização de testes de eletricidade, de aparelhagem e outras avaliações técnicas que devem ser feitas antes de liberar o atendimento. "Não é uma obra simples. Precisamos ter responsabilidade para colocar em funcionamento um hospital desse porte. Teremos ampliação no acesso e aumento da resolubilidade dos casos", explicou Chioro.
O custo total do equipamento é de R$ 155 milhões.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário